Aprenda neste artigo como usar os Worship Pads Free e dicas para o uso de nossos Pads Gratuitos.

Se você tem dúvidas sobre o que é um Worship Pad, leia nosso artigo sobre o assunto: “O que é Worship Pads? Ou Pads de ambientação?

Como usar?

Ele funciona na maioria das músicas tocadas nas igrejas, sem grandes dificuldades. O primeiro requisito é conhecer a Tônica e a escala da música, que ajudará a escolher qual PAD (nota) e o Tipo (Normal para escala maior ou Menor para escalas menores).

No exemplo de uma música na escala de Dó (C, Dm, Em, F, G, Am, B/G ou Bº), escolhemos o PADS em C (dó) do estilo Normal ou Standard, neste exemplo os Pads se encaixarão.

Porém, você poderá encontrar alguns problemas em músicas com muita dissonâncias, acordes complexos que fujam do básico (maior, menor, sétimas, quartas e nonas) ou que alternem a escala durante a execução, músicas que fazem empréstimos de notas fora da escala padrão. Nestes casos os Pads podem entrar em conflito gerando algum desconforto ou até mesmo a sensação de desafinação.

Outro exemplo:

Como usar Pads fornecidos pelo Worship Pads Free?

PADs Gratuitos: https://worshippadsfree.com/pads/category/free_pads/

PADs Premium:  https://worshippadsfree.com/pads/category/premium_pads/

Fornecemos atualmente 7 pacotes (timbres) de Worship Pads.

Fizemos um pouco diferente dos pads fornecidos por outros sites, ou até mesmo vendidos. Criamos dois tipos de PADS, sendo um clássico ou standard, que são PADs para escalas Maiores e um segundo chamado de Minor ou Menores, indicado para escalas menores.

Esta diferença se dá porque percebemos que os PADS clássicos ou maiores, são pads que funcionam bem em músicas que tem o predomínio de notas maiores (escala maior), mas sempre sentimos a falta de um tom mais melancólico para as músicas com predomínio de notas menores (escala menor), e para isso criamos uma versão voltada para escalas menores.

Qual escolher? PADS MAIORES OU MENORES?

Qual o mais indicado na música que você vai tocar? Só testando, pode ser que um PAD clássico maior fique bom em sua música menor. É uma questão de gosto e ouvido.

No Mais Que Adoradores, definimos o PAD mais indicado a partir da predominância do 1º ou do 6º grau no inicio e término das partes da música. Veja abaixo como definir:

Se você não domina o assunto “Escalas Musicais”, recomendamos ler os 3 artigos antes de continuar:
Escalas: https://pt.wikipedia.org/wiki/Escala_musical
Escalas Maiores: https://pt.wikipedia.org/wiki/Escala_maior
Escalas Menores: https://pt.wikipedia.org/wiki/Escala_menor 

PADS Maiores

Usado em músicas onde a predominância é maior, ou seja, a maioria das partes (estrofes e coros) iniciam no 1º grau da escala, terminando geralmente no 1º, 4º ou 5º grau da escala.

Exemplo: Na música Renova-me, interpretada em português pela Aline Barros, se observar a cifra (link cifra) verá que todas as partes (estrofe e coro) iniciam no 1º grau (a tônica da música), finalizando quase sempre as partes no 1º (tônica) ou no 5º grau da escala.

Nestes casos recomendamos usar os PADs maiores.

Se sua música é tocada na escala de Dó Maior, basta pegar o “Free Worship Pad Nota: C”.

PADS Menores

Usado em músicas onde a predominância é menor, ou seja, a maioria das partes (estrofes e coros) iniciam no 6º grau da escala maior (relativa menor).

Exemplo: Na música Eu Navegarei, interpretada pela Gabriela Rocha, se observar a cifra (link cifra) verá que todas as partes iniciam no 6º grau da escala Maior, ou seja, na relativa menor.

Nestes casos recomendamos usar os PADs menores.

Se a música for em Sí Menor, basta pegar o “Free Worship Pad Nota: Bm”, e assim por diante.

Já escolhi os PADS para minhas músicas, como eu uso eles?

A forma mais simples de usar é colocando o arquivo do PAD em seu celular, tablet ou notebook, para dar o Play/executar o áudio, conectando ele ao dispositivo de reprodução sonora (caixa ou mesa).

É necessário:

  • Um dispositivo para dar o play no áudio do PAD, que pode ser um Celular, Tablet ou Notebook;
  • Que o dispositivo tenha uma saída de áudio p2 (de fone de ouvido), p10 (cabo de instrumento), RCA ou xlr (cabo de microfone);
  • Um cabo para conectar do seu dispositivo até a caixa de som ou mesa de som do local onde você fará a apresentação, que podem aceitar p2, p10, xlr ou RCA (com duas pontas L + R);

É importante ficar atento com a caixa ou mesa de som, pois estes dispositivos podem aceitar ou não um determinado tipo de conector. Se você toca sempre no mesmo lugar é mais fácil, mas se você costuma ir em vários locais, recomendamos ter dois tipos ou mais de cabos para evitar problemas.

Ilustração da conexão de um notebook em uma mesa de som:

Recomendamos que você tenha dois cabos por segurança: um cabo P2 (para ligar no dispositivo) e p10 na outra ponta (para ligar na caixa ou na mesa), e o segundo P2 (para ligar no dispositivo) e RCA na outra ponta (para ligar na caixa ou na mesa).

Uma vez que você tenha o dispositivo, o cabo e tenha conectado ele na mesa ou caixa de som, bastar dar o Play e começar a tocar.

Atenção: Tome cuidado para não deixar o volume do PAD acima dos demais instrumentos ou vozes, ele funciona como um complemento, que auxilia os demais instrumentos (violão, guitarra ou teclado), dando uma maior sustentação para a Voz.

Exemplo dos cabos:

Cabo p2 -> p10:

Cabo p2 -> RCA

Saiba mais…

Veja outros artigos relacionados em nosso site:

PADs Gratuitos: https://worshippadsfree.com/pads/category/free_pads/

PADs Premium:  https://worshippadsfree.com/pads/category/premium_pads/

Saiba mais sobre o estilo musical Worship e dicas para bandas e ministérios:

http://www.maisqueadoradores.com/

 

Autor: Melkih Washington de Oliveira
Fonte: http://www.maisqueadoradores.com/page/2017/10/08/o-que-e-worship-pad-worship-pads-loops-ou-ambientacao/


0 Comments

Leave a Reply