Worship PAD é um recurso simples muito usado por ministérios de adoração, que adotam o estilo Worship. Os pads ou worship pads tem auxiliado diversos ministérios criando uma sustentação ou ambiência durante as ministrações, em alguns casos suprindo até mesmo a ausência de um tecladista na banda. Neste artigo descubra um pouco mais sobre este recurso e como ele pode ajudar a você ou o ministério que você participa.

O que é Worship?

Se quiser entender melhor o que é Worship antes de se aprofundar nos Pads e porque eles são importantes dentro do contexto deste estilo musical, recomendamos que leia nosso artigo que explica um pouco sobre este estilo muito usado nas igrejas.

O que é Worship Pad?

O que é Worship Pads Loops?
O que é pads de ambientação? Fundo/base para bandas ou Loop Pads continuo.

Este recurso cria um fundo musical do tipo pad que auxilia na sustentação das músicas, ou seja, ele cria um som contínuo usando notas específicas da tônica da escala. Este fundo é caracterizado por um loop contínuo com leves variações, que fica soando o tempo todo, exatamente como alguns teclados fazem nas músicas.

Devido a ausência da alternância das notas pelo loop do PAD, as notas usadas para fazer este som soar continuamente são mais simples, compostas muitas vezes por 1 ou 2 notas repetidas em oitavas diferentes. Isso não prejudica totalmente a música, mas conforme falaremos mais abaixo, requer alguns cuidados.

Veja um exemplo abaixo de nossos Pads, distribuidos pelo site WorshipPadsFree.com

Veja por exemplo abaixo da música I Surrender (Eu me rendo) da banda Hillsong, ela começa com um PAD e em seguida entra a guitarra fazendo o arranjo característico da música. A diferença em relação aos pads contínuos é que eles possuem um tecladista, que fará a alternância das notas acompanhando os demais instrumentos.

O cenário ideal é ter um tecladista fazendo este papel ou usar Samplers/VS, permitindo assim que o pad acompanhe as mudanças de acordes da música, mas entendemos que não é tão simples conseguir um tecladista. A outra alternativa é usar Samplers, algo que requer muito treino e maturidade da banda, o que também é um problema para músicos com pouca experiência. Por isso o Worship Pad aparece como uma excelente alternativa.

Pra quem se destina?

Qualquer músico ou ministério, mesmo aqueles que possuem tecladistas.

Desde um músico solo acompanhado do seu violão, até uma banda mais elaborada (guitarra, violão, baixo, bateria e teclado).

Ele não serve como um playback, não sendo possível usar sem o auxílio de outro instrumento que faça a base da música, a harmonia da música. Se você tiver um conjunto de vozes e precisa apenas de um fundo contínuo, está recurso também pode ajudar.

Como usar?

Criamos um artigo exclusivo explicando como usar este recurso maravilho, clique no link para acessar: “Como usar os Worship Pads?” 


Saiba mais…

Veja outros artigos relacionados em nosso site:

PADs Gratuitos: https://worshippadsfree.com/pads/category/free_pads/

PADs Premium:  https://worshippadsfree.com/pads/category/premium_pads/

Saiba mais sobre o estilo musical Worship e dicas para bandas e ministérios:

http://www.maisqueadoradores.com/

 

Autor: Melkih Washington de Oliveira
Fonte: http://www.maisqueadoradores.com/page/2017/10/08/o-que-e-worship-pad-worship-pads-loops-ou-ambientacao/


0 Comments

Leave a Reply